FOLCLORE

Nesta seção o internauta encontrará textos e fotos mostrando contos e lendas, além de relatos de manifestações cultturais marcantes, especialmente vivenciadas no Município.

MATINTA PEREIRA



Em uma noite de Abril ouvimos um assovio fino que parecia dizer o proprio nome da criatura.
Mais ou menos em torno da casa, um pássaro entoas seugrito de penitência bem profundo e fino quando oferecemos fumo ou outra couisa a criatura da noite enteira vem em forma de pessoas buscar o que prometemos, pois Matinta nada mais é que pessoa que se transforma em pássaros.

SOKÊTE



O Sokête, aparece na época de luar, seu surgimento foi em 1967.
Começa com um barulho o qual parece esta socando a terra, os cachorros começam a gritar eo bicho nem parece se encomodar. Sokête é um homem, ou pelo menos parece, vestido de roupas rasgadas com alguma coisa parecendo uma Mão-de-Pilão, com um chapéu de palha encobrindo o seu rosto.

VISÃO



No mês de Novembro, pelos tempos das mangas, apareceu Visão, para fazer as pessoas entenderem que não deviam pertubar as plantações ou animais. Visão apareceu embaixo da mangueira perto de seus pertences. Perto de uma vala quando ainda de madrugada fui buscar manga, tomei um susto ao ver aquele homem parado de braços cruzados e de cabeça baixa, sai de vegar e quando me sentir seguro comecei a correr chamando meu irmão, só que ele ficou do jeito que estava não se moveu pra lugar nenhum.

GRITOS ARREPIANTES



Em noite de luar começa o pesadelo para que habita perto do cimitério velho, pois começamos ouvir gritos horríveis que saem de lá, entoando em nossa casas, vai saindo de dentro do cimitério e se manda entoando seu eco.

FOGO DO MAR



O fogo do mar surge da própria água e nela mesma some, porém renasce com sua força espontânea cada dia que acha necessário, quando ela aparece não é bom efocar nela, pois se não fizerem nada com ela vai embora, deixando seu brilho no ar.

COBRA GRANDE



É uma coisa fabulosa e mete medo. Ela chupa o barco com toda a sua força e depois assopra com um suspiro bem grande. Ela aparece com um monstro e é bem grossa.

CACHORRO



Ele parece como estivador só com diferença, quando chega em determinado lugar, parece flutuar, cresce e depois começa curvar-se como um arco-iris, curvando-se cada vez mais até chegar com duas mãos no chão e dar a forma de um grande cachorro.

FOGO



Fogo é um fenômeno surpreendente e arrepiante, pois ele começa do nada e no nada se transforma. Começa um pequeno mecha de fogo a qual vai aumentando e se transforma e quando chega perto da Reicom desaparece.

MACACÃO



Macacão era um homem que toda noite saia gritando, gritos arrepiantes, para deixar as pessoas com medo e aterrorisante para que entrassem para suas casas.